PUBLICIDADE

UFMT sediará lançamento do plano diretor de epidemiologia no Brasil

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Cuiabá, será palco do lançamento do 5º Plano Diretor para o Desenvolvimento da Epidemiologia no Brasil, promovido pela Comissão de Epidemiologia da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). A apresentação acontece no próximo dia 27 às 14 horas no auditório da secretaria de Tecnologia Educacional com pesquisadores, professores, estudantes e profissionais de saúde.

A professora Ana Paula Muraro, do Instituto de Saúde Coletiva explica que as contribuições da UFMT foram importantes para a construção do plano. “O Instituto de Saúde Coletiva da UFMT teve participação direta na elaboração do Plano, por meio da atuação de das docentes Ana Paula Muraro e Ligia Regina de Oliveira, representantes do Instituto na Comissão de Epidemiologia da Abrasco. Essa contribuição possibilitou incorporar ao documento as necessidades e desafios vivenciados na realidade mato-grossense, fortalecendo as discussões sobre as áreas temáticas que estruturam o Plano: Formação em Epidemiologia, Pesquisa em Epidemiologia, A Epidemiologia em Políticas, Programas e Serviços de Saúde”, ressalta.

Este será o quinto encontro de lançamento do Plano Diretor, que já percorreu instituições de referência, como o Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, a Faculdade de Saúde Pública da USP e a Universidade Federal de Pelotas, além de ter sido apresentado no 12º Congresso Brasileiro de Epidemiologia. “A realização do lançamento na UFMT reforça o papel da Universidade como espaço de produção e disseminação do conhecimento científico em saúde coletiva, destacando sua contribuição para o desenvolvimento da Epidemiologia e o aperfeiçoamento das políticas públicas de saúde no Brasil”, conta a professora Ana Paula Muraro.

A docente conta que o 5º Plano Diretor para o Desenvolvimento da Epidemiologia no Brasil é resultado de um trabalho coletivo iniciado em 2022, com a colaboração de profissionais de diversas regiões e o apoio do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA). O documento apresenta um diagnóstico abrangente e atualizado sobre os problemas de saúde do país e tem como objetivo orientar ações estratégicas para o período de 2025 a 2029, contribuindo para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e para a redução das desigualdades sociais em saúde.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

TCE dá parecer favorável e aprova contas de três cidades no Nortão

O Plenário do Tribunal de Contas de Mato Grosso...

Sinop: carro com 5 pessoas capota em estrada

O veículo Chevrolet Spin capotou, hoje, na estrada Nanci,...
PUBLICIDADE