PUBLICIDADE

UFMT sediará lançamento do plano diretor de epidemiologia no Brasil

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Cuiabá, será palco do lançamento do 5º Plano Diretor para o Desenvolvimento da Epidemiologia no Brasil, promovido pela Comissão de Epidemiologia da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). A apresentação acontece no próximo dia 27 às 14 horas no auditório da secretaria de Tecnologia Educacional com pesquisadores, professores, estudantes e profissionais de saúde.

A professora Ana Paula Muraro, do Instituto de Saúde Coletiva explica que as contribuições da UFMT foram importantes para a construção do plano. “O Instituto de Saúde Coletiva da UFMT teve participação direta na elaboração do Plano, por meio da atuação de das docentes Ana Paula Muraro e Ligia Regina de Oliveira, representantes do Instituto na Comissão de Epidemiologia da Abrasco. Essa contribuição possibilitou incorporar ao documento as necessidades e desafios vivenciados na realidade mato-grossense, fortalecendo as discussões sobre as áreas temáticas que estruturam o Plano: Formação em Epidemiologia, Pesquisa em Epidemiologia, A Epidemiologia em Políticas, Programas e Serviços de Saúde”, ressalta.

Este será o quinto encontro de lançamento do Plano Diretor, que já percorreu instituições de referência, como o Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, a Faculdade de Saúde Pública da USP e a Universidade Federal de Pelotas, além de ter sido apresentado no 12º Congresso Brasileiro de Epidemiologia. “A realização do lançamento na UFMT reforça o papel da Universidade como espaço de produção e disseminação do conhecimento científico em saúde coletiva, destacando sua contribuição para o desenvolvimento da Epidemiologia e o aperfeiçoamento das políticas públicas de saúde no Brasil”, conta a professora Ana Paula Muraro.

A docente conta que o 5º Plano Diretor para o Desenvolvimento da Epidemiologia no Brasil é resultado de um trabalho coletivo iniciado em 2022, com a colaboração de profissionais de diversas regiões e o apoio do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA). O documento apresenta um diagnóstico abrangente e atualizado sobre os problemas de saúde do país e tem como objetivo orientar ações estratégicas para o período de 2025 a 2029, contribuindo para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e para a redução das desigualdades sociais em saúde.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Duas pessoas morrem em grave acidente em rodovia de Mato Grosso; 5 feridos

O grave acidente envolvendo duas carretas (Iveco 450 e...

Divulgado resultado da prova discursiva do concurso unificado; 3,6 mil vagas

O resultado preliminar da prova discursiva da segunda edição...

Carro pega fogo com família dentro em Sorriso

O motor e parte da frente do veículo VW...
PUBLICIDADE