PUBLICIDADE

MEC publica decisão instalando cursos de Medicina em Sinop e Rondonópolis

PUBLICIDADE

O Ministério da Educação publicou decisão autorizando oficialmente a abertura dos cursos de medicina nos campus da Universidade Federal de Mato Grosso, em Sinop e Rondonópolis. Em Mato Grosso serão 100 vagas sendo 60 para Sinop e 40 em Rondonópolis. A decisão faz parte da Política Nacional de Expansão das Escolas Médicas das instituições federais de educação superior, no âmbito do programa Mais Médicos, lançado em 8 de julho deste ano. A meta é abrir mais 11.447 vagas até 2016.

As aulas para a primeira turma no município vão começar em abril do ano que vem. A confirmação foi feita, recentemente, pela reitora Maria Lucia Neder. O calendário de aulas está prestes a ser aprovado pela UFMT e ela acredita que o cronograma previsto anteriormente não terá mudanças.  Técnicos do ministério fizeram ao menos duas inspeções no campus para que todos procedimentos fossem atendidos.

A estrutura atual da universidade atenderá os primeiros acadêmicos. “Temos salas de aulas e laboratórios suficientes para dar início no primeiro ano. Mas, temos construção iniciando para mais salas e laboratórios. Já compramos uma parte dos equipamentos, como os laboratórios de base, e os demais estão tendo encaminhamentos. Certamente, o curso terá toda a estrutura necessária”, disse a reitora.

No total, 24 professores lecionarão em Sinop. Os futuros acadêmicos, que serão os primeiros médicos formados no Nortão, serão conhecidos assim que sair o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) feito em outubro.

As articulações para Sinop ter curso de medicina iniciaram há vários anos e foram intensificadas, ano passado, pelo líder da Minoria na Câmara, deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), que cobrou do MEC e apresentou, juntamente coma  cúpula da UFMT, a viabilidade da instalação do curso.

Leia ainda
Aberto concurso para professores de Medicina em Sinop e Rondonópolis

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE