As eleições para novos diretores da rede estadual de ensino ocorrem na terça-feira (10). Em Sinop, 19 escolas irão eleger um novo representante, sendo que outras três não tiveram inscrições de candidatos deferidas (Renê de Menezes, Nossa Senhora da Glória e Maria de Fátima). Neste caso, os novos diretores devem ser nomeados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Nas que haverão eleições, cada instituição possui apenas um candidato, que poderá ser aleito apenas se apresentar 50% mais um dos votos válidos.
Na escola Edna Dalabetta, Denise Belincanta teve a inscrição deferida; na Rosa dos Ventos, Iracema Comby; na Cleufa Hubner, Francisco dos Santos; na Bom Jardim, Daniela Dieterich; na Paulo Freire, Genilvada dos Santos; na Edeli Mantovani, Amorézio Souza; na Jorge Amado, José dos Santos; na Djalma Guilherme Silva, Maria Miranda; na São Vicente de Paula, Arildi Pinheiro; na Zeni Vieira, Ivonete Giachini; na Nossa Senhora de Lurdes; Hellisene Almeida; na Nilza de Oliveira Pipino; Daniela Vicentin; no Ceja Benedito Sant"Ana da Silva Freire, Monica Monteiro e Silvana Lopes; na João Pissinati Guerra, Carlos Zanan, e na Ênio Pipino, Cirilo Moreira.
Ao todo, 592 unidades escolares – das 744 existentes no Estado – vivenciarão o processo eleitoral para o biênio 2014/2015. A secretaria aponta que 80% das escolas farão a escolha, através de alunos, pais e funcionários de cada escola, sendo que o mandato é de dois anos.
Ainda conforme a Seduc, em comparação com o último processo eleitoral escolar (2012/2013), neste ano, houve crescimento de 14% nas inscrições a função de direção. Na ocasião a disputa foi efetivada por 517 candidatos. Agora, o processo conta com 765 candidatos, sendo 293 homens e 472 mulheres. No perfil dos inscritos consta que 746 possuem nível superior, 454 são especialistas, 24 possuem mestrado e um já com doutorado.


