A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) lançou, ontem, o MBA em Formação de Lideranças Femininas. O evento, realizado na reitoria em Cáceres, contou com a assinatura de quatro resoluções pela reitora Vera Lúcia Maquêa, consolidando o curso como parte do Programa Institucional de Qualificação Funcional da Unemat.
Entre as medidas assinadas, estão a aprovação e institucionalização do MBA e as garantias de manutenção da bolsa formação para servidoras docentes e técnicas afastadas para qualificação durante o período de licença-maternidade.
O curso de pós-graduação lato sensu é voltado a servidoras efetivas de todos os câmpus e da administração central da Unemat, além de colaboradoras da Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe). Com início previsto para dezembro, o MBA terá 360 horas-aula, ofertado na modalidade híbrida e utilizará metodologias ativas de aprendizagem, com encontros presenciais em Cuiabá.
O edital de seleção será publicado nos próximos dias, com 50 vagas disponíveis para candidatas com diploma de nível superior, de todos os câmpus e da sede da reitoria.
“Embora tenhamos 111 mulheres em cargos de chefia, esse número corresponde a apenas 36,4% das funções de liderança. O MBA é um movimento inicial, e acredito que o próximo passo seja garantir 50% desses cargos para mulheres, assegurando igualdade de direitos e justiça”, destacou a reitora.
O projeto, idealizado e construído por servidoras da Unemat desde 2024, teve a participação de Adriana Beninele da Silva, Adrielle Pâmala Silva, Carolina Tito Camarço, Cátia Regina Porta, Danielle Tavares Teixeira, Edneia Aparecida Souza Andrade Santos, Howenda Nibetad Baganha e Josiane Liberato Vilela, que atuam em cargos de gestão em diferentes câmpus e setores administrativos da Universidade.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.