Uma cobra-boipeva (Xenodon merremii) adulta, conhecida popularmente como capitão-do-mato ou achatadeira, foi encontrada num imóvel, ontem à tarde, no bairro Setor E, em Alta Floresta. Não houve registro de incidentes, segundo o Corpo de Bombeiros. O registro de ocorrência informa que o animal de aproximadamente 2 metros havia se escondido aos fundos do quintal, em meio a telhas de fibrocimento.
Com o auxílio de equipamentos convencionais, como o gancho e a pinça de manejo, ela foi removida do local sem segurança. Na avaliação inicial, ainda foi verificado que estava estava saudável e sem ferimentos aparentes. Posteriormente, os militares a transportaram em recipiente adequado, com destino a região de mata além dos limites urbanos, onde realizaram a soltura assistida.
Segundo dados do Instituto Butantan, a boipeva é um ofídio não peçonhento inofensivo aos humanos, podendo reagir agressivamente somente para autodefesa. Geograficamente, está distribuída em quase todos os biomas brasileiros (com exceção da região sul) e é encontrada em áreas abertas, brejos e matas de galeria.
Sua base alimentar consiste principalmente em anfíbios, como sapos e rãs, dos quais é capaz de perfurar os pulmões por meio de presas especializadas (áglifas). Como estratégia de ataque ou defesa, ela também possui a habilidade de mimetizar outras cobras perigosas ao achatar o corpo e escancarar a boca.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.