A Polícia Federal deflagrou hoje a Operação Rastro de Lenha, com o objetivo de combater a invasão de terras públicas da União e o desmatamento para fins de comercialização ilegal de madeira no município de Pontes e Lacerda.
As investigações foram conduzidas pela Delegacia da Polícia Federal em Cáceres, em conjunto com a Polícia Penal do Centro de Detenção Provisória de Pontes e Lacerda, e identificaram o avanço do desmatamento e a invasão da Reserva Legal do Projeto de Assentamento Barra do Marco, área protegida e gerida pelo INCRA.
Durante a operação, invasores foram flagrados realizando corte de madeira para lenha. Foram apreendidas motosserras e realizados registros fotográficos, qualificações e depoimentos dos suspeitos, visando à responsabilização criminal dos envolvidos.
Em Marcelândia (165 quilômetros de Sinop), conforme Só Notícias já informou, a equipe da secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema) apreendeu, ontem, um trator de rodas e cerca de 100 toras de madeira durante fiscalização. A atuação faz parte das ações da Operação Amazônia, que será realizada até sexta-feira.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.