Mais de 35,9 mil micro, pequenas e grandes empresas foram abertas em Mato Grosso de maio e agosto deste ano, informou, hoje, o ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Deste total, 27,4 mil são microempresários individuais (MEIs). Por outro lado, no período, foram fechadas mais de 18 mil.
Em relação ao primeiro quadrimestre (janeiro a abril), quando o saldo foi de mais de 21,2 mil, houve recuo de 15,4%.
Só Notícias apurou que, no quadrimestre, as 10 cidades com maior número de novos negócios foram Cuiabá (8,72 mil), Várzea Grande (2,93 mil), Sinop (2,63 mil), Rondonópolis (2,53 mil), Sorriso (1,52 mil), Primavera do Leste (1,1 mil), Lucas do Rio Verde (1,03 mil), Tangará da Serra (950), Nova Mutum (675) e Alta Floresta (565).
O levantamento também calculou que o tempo médio para abertura das empresas no Estado foi de 19 horas, sendo 14 horas para viabilidade (em que o município e a junta comercial confirmam a possibilidade de a empresa se estabelecer no endereço indicado e usar o nome empresarial escolhido) e cinco de registro (em que é fornecido o CNPJ gerado pela Receita Federal). No ranking geral das unidades federativas, Mato Grosso ocupa a 22a posição. Os melhores são Piauí e Sergipe, com média de sete horas, e Acre e Paraná, com oito horas.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.