A semeadura de soja da safra 2025/26 no Estado atingiu 15,03% da área prevista, avanço de 9,06 pontos percentuais em relação à semana anterior. Os acumulados de chuva nas últimas semanas em algumas regiões favoreceram o andamento das atividades, deixando o ritmo de campo 5,44 pontos percentuais acima do mesmo período da safra 2024/25 e 3,56 pontos percentuais superior ao da média dos últimos cinco anos, informou, ontem, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária.
Apesar do progresso, fontes do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) relataram que alguns sojicultores interromperam os trabalhos devido aos baixos volumes de chuva e às altas temperaturas em determinadas localidades. Entre as regiões do Estado, Médio-Norte, Noroeste e Oeste estão mais adiantadas, com 24,27%, 18,89% e 18,24% das áreas semeadas, respectivamente.
De acordo com projeções do NOAA, a tendência para as próximas semanas é de menor volume de precipitações no curto prazo, com expectativa de retomada mais consistente apenas a partir metade de outubro.
Esse cenário poderá influenciar tanto o desenvolvimento inicial das lavouras quanto o ritmo da semeadura no Estado.