A Eletrobras informou que finalizou fase de diagnóstico técnico na Usina Hidrelétrica Colíder, localizada no rio Teles Pires, em Colíder. A companhia disse que contratou empresas e especialistas que realizaram testes com diferentes equipamentos e tecnologias. O estudo apontou a necessidade de injeção de material no subsolo da usina, medida que marca o início da segunda etapa das intervenções.
O monitoramento integral da usina será mantido para avaliar a necessidade de novas ações. Durante esse período, o reservatório permanecerá no nível atual, sem previsão de novos rebaixamentos.
Conforme Só Notícias já informou, hoje, a Politec também divulgou que o laudo realizado por peritos que confirmaram danos ambientais e riscos estruturais na usina. A manobra de rebaixamento foi realizada em junho deste ano, após o rompimento de quatro drenos do sistema de drenagem. Diante desse cenário, especialistas externos haviam recomendado o rebaixamento emergencial do reservatório em taxa de 0,5 m/dia, como medida preventiva à integridade estrutural da barragem
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui