O documentário Expedição Xingu terá pré-estreia em um cinema do Machado Supercenter, amanhã (07), às 19h. O filme retrata a campanha realizada por médicos sinopenses, no 1º semestre deste ano, em aldeias do Território Indígena do Xingu, no noroeste de Mato Grosso, considerado a maior reserva do gênero no mundo. A exibição será realizada somente para convidados.
De acordo com a assessoria, o projeto iniciou em 2017, quando o Cacique Raoni, liderança mundial na proteção dos povos originários pré-colombianos, preocupado com o avanço do alcoolismo em sua comunidade, procurou ajuda do psiquiatra Duarte Guerra, professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O encontro deu origem à expedição, reunindo força-tarefa de médicos e acadêmicos nos anos seguintes.
No documentário, são retratadas cenas da relação de confiança e respeito construída entre caciques e a equipe médica. Desde o início do projeto, já foram realizadas 10 expedições na reserva, totalizando cerca de 3 mil atendimentos, entre consultas e procedimentos. O número inclui tanto novos pacientes quanto o acompanhamento contínuo de indígenas já atendidos em diferentes edições.
As equipes visitaram aldeias como Mupa, Tuba Tuba, Aribaru, do povo Yudjá (Juruna) Piaraçu e Metuktire, do povo Mebêngôkre (Kayapó). “A diversidade das comunidades atendidas faz da experiência uma rica troca de saberes, marcada pelo respeito às crenças, tradições e a ancestralidade indígena”, diz a assessoria.
A expedição oferece serviços em especialidades como oftalmologia, pediatria, clínica médica – incluindo doenças crônicas como hipertensão e diabetes – neurologia, psiquiatria e odontologia através de esforço coletivo de voluntários, que ajudam a carregar caixas e equipamentos, cozinham e transportam mantimentos.
O filme retrata as longas viagens de mais de 12 horas por estradas de chão e até duas horas de barco, mostrando os desafios da logística, a hospitalidade das aldeias e momentos de lazer como partidas de futebol entre indígenas e voluntários.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.