Com o novo regulamento da CBF, oficializado nesta quarta-feira (1) e que amplia o número de clubes participantes, o Luverdense garante sua vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2026. Apresentada pelo presidente Samir Xaud, a medida aumenta a quantia de 64 para 96 integrantes da quarta divisão nacional.
Além do time de Lucas do Rio Verde, Mato Grosso será representando também por Mixto e o Primavera que estão assegurados na competição, mas que garantiram a sua vaga após o estadual deste ano. O Tigre ficou em terceiro lugar, já o Gigante Roxo, conquistou o título diante do Cuiabá.
As vagas na Série D ficarão distribuídas desta maneira: 4 vagas para os rebaixados da Série C 2025; 64 vagas para federações estaduais conforme o Ranking Nacional de Federações de 2026; 28 vagas para os clubes que passaram à segunda fase da Série D de 2025 mas não conseguiram o acesso à Série C e 4 vagas restantes distribuídas de acordo com o Ranking Nacional de Clubes, após a aplicação do critério 3, considerando os clubes já classificados pelos critérios anteriores
A Série D terá um novo formato de disputa, onde começará a ser disputado no dia 5 de abril e termina no dia 13 de setembro. Na primeira fase, 16 grupos de seis clubes cada com jogos de ida e volta, totalizando 10 para todas as equipes — as quatro melhores rumam à segunda fase.
Após o primeiro duelo eliminatório, os classificados para a terceira fase asseguram vaga na quarta divisão do próximo ano. Em 2026 e 2027, os dois primeiros anos do novo formato, serão seis equipes premiadas com o acesso para a Série C, sendo assim, terá uma repescagem entre os quatro eliminados das quartas de final para definir os outros dois que subirão à terceira divisão nacional.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.