Mato Grosso tem 75,1% das escolas públicas com parâmetros adequados de conectividade à internet, acima da média nacional de 65,9%, de acordo com painel de monitoramento divulgado, ontem, pelo ministério da Educação. O indicador faz parte do programa “Escolas Conectadas”, estratégia do governo federal, em parceria com estados e municípios, que busca garantir internet de qualidade para uso pedagógico e promover educação digital em todas as escolas públicas de educação básica do país.
Das 2.246 escolas do Estado, 1.686 estão dentro do parâmetro adequado, ou seja, possuem conexão à internet com velocidade adequada e rede wi-fi adequada ou próximo disso; 12 escolas tem velocidade adequada, mas não tem rede de wi-fi; 471 tem conexão, mas sem velocidade e rede wi-fi adequadas; 50 tem velocidade inadequada e sem rede wi-fi; e 27 não tem conexão a internet ou energia adequada.
Só Notícias apurou que, em Sinop, as 66 escolas possuem conexão à internet e 84,8% estão em níveis adequados de velocidade e wi-fi; em Sorriso, as 46 escolas têm conexão, 69,5% em níveis adequados; em Lucas do Rio Verde as 31 escolas estão conectadas, 83,8% em níveis adequados; e, em Nova Mutum, as 25 escolas possuem conexão e 76% em níveis adequados.
Os parâmetros usados para o indicador consideraram energia elétrica estável, velocidade mínima de 1 mbps por estudante no maior turno escolar e rede wi-fi com cobertura nos espaços pedagógicos.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.