terça-feira, 30/setembro/2025
PUBLICIDADE

Mato Grosso terá 1ª unidade móvel de atendimento a animais silvestres do país

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Instituto brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apresentará, nesta quarta-feira, a primeira unidade móvel de atendimento veterinário para animais silvestres, a SamuVet. O evento de entrega ocorrerá na Superintendência (Supes) do Instituto em Cuiabá, às 9h30 (horário local), com a presença de autoridades do Ibama e da secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema-MT).

Voltada para o atendimento a emergências com animais silvestres em incêndios florestais e em outras ocorrências no âmbito da Operação Arca de Noé, de resgate de fauna no Pantanal, a unidade móvel será deslocada para regiões de alta incidência de animais feridos, principalmente em períodos críticos da seca.

O atendimento aos animais será realizado de forma coordenada por equipes do Ibama e da Sema, além de contar com apoio de outras instituições públicas e privadas. O objetivo das instituições envolvidas é viabilizar um atendimento mais rápido e eficaz na prestação dos primeiros socorros aos animais queimados e com outros ferimentos.

A cerimônia desta quarta-feira formalizará a entrega da unidade móvel à Sema-MT, que ficará como principal responsável pelo uso do equipamento. O evento contará com a presença, pelo Ibama: do presidente, Rodrigo Agostinho; da superintendente em Mato Grosso, Cibele Xavier; da coordenadora-geral de Gestão e Monitoramento do Uso da Fauna, Gracicleide Braga; e da coordenadora de Conservação da Fauna e da Biodiversidade, Juliana Junqueira, dentre outros servidores.

Também confirmaram presença: o secretário-adjunto da Sema-MT, Alex Sandro Marega, e autoridades do órgão; o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária em Mato Grosso (CRMV-MT), Aruaque Lotufo Ferraz; o presidente do Grupo de Trabalho da Causa Animal da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), Nilson Portela; o diretor da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor doutor Richard Campos; e representantes do Instituto Ampara Animal.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Assembleia começa a discutir atualização dos limites de distritos em Mato Grosso

A Comissão de Revisão Territorial dos Municípios e das...

IFMT terá primeiro curso técnico de Inteligência Artificial do Brasil

Pela primeira vez na história, uma unidade dos Institutos...

Caminhão tomba em avenida de Sinop

Um caminhão tombou esta noite na avenida dos Tarumãs,...
PUBLICIDADE