PUBLICIDADE

Hospital em Mato Grosso passa a ter leitos psiquiátricos

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A prefeitura de Cuiabá entregou, ontem, seis leitos exclusivos para pacientes psiquiátricos no Hospital Municipal (HMC). Segundo a secretaria de saúde do município a medida é inedita e aguardada há 20 anos. A cerimônia contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona; do promotor de Justiça que atua na defesa da Saúde em Cuiabá, Milton Mattos da Silveira Neto, do deputado estadual Carlos Avallone e da vereadora Maria Avallone.

“É muito bom ver esse resultado em tão pouco tempo. Em apenas 60 dias de gestão da secretária Danielle já temos uma grande evolução na saúde mental. Parabéns à Secretaria de Saúde e à Prefeitura de Cuiabá. Que possamos seguir avançando e lutando por uma saúde cada vez melhor para nossa cidade”, destacou o promotor Milton Mattos da Silveira Neto.

Os seis leitos, sendo três femininos e três masculinos, estão destinados a pacientes regulados, encaminhados por meio do SAMU, Corpo de Bombeiros ou CIOSP. Antes de chegar ao hospital, o paciente em crise passa por atendimento em Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde recebe avaliação inicial e estabilização clínica com apoio da equipe de saúde mental. Apenas quando essas alternativas não são suficientes, ele é transferido para internação no hospital geral.

Segundo a secretária de Saúde, Danielle Carmona, o grande diferencial desse modelo é a integração com os demais pontos da RAPS, que inclui Atenção Básica, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), UPAs e serviços residenciais terapêuticos. “O paciente em sofrimento mental precisa ser acompanhado em toda a rede. Primeiro, ele passa pela Atenção Básica, depois pode ser encaminhado ao CAPS ou estabilizado na UPA. Somente quando todas as alternativas são esgotadas, ele chega ao leito psiquiátrico do hospital geral, onde recebe estabilização. Mas o cuidado não se encerra aqui: ele continua sendo acompanhado pela rede, em um modelo de cuidado em liberdade”, explicou.

A cerimônia contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona; do promotor de Justiça que atua na defesa da Saúde em Cuiabá, Milton Mattos da Silveira Neto, do deputado estadual Carlos Avallone e da vereadora Maria Avallone.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadora da Unemat vence prêmio nacional ‘Futuras Cientistas’

A assessoria da Unemat informou, hoje, que pelo segundo...

Pescadores profissionais e comércios devem declarar estoque pesqueiro em MT

Pescadores profissionais e estabelecimentos comerciais devem declarar o estoque...

Força Nacional atuará em MT para segurança da aplicação do Concurso Unificado

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) autorizou,...

Nova Mutum amplia volume de investimentos na saúde pública; R$ 66 milhões

As contas do segundo quadrimestre deste ano foram apresentadas,...
PUBLICIDADE