A Polícia Civil fez hoje a Operação Rastro Oculto, com o objetivo de desarticular uma facção criminosa que atua com o tráfico de drogas em Cuiabá. Investigadores da Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) cumpriram quatro mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão em Cuiabá.
A operação é resultado de um trabalho investigativo que começou em 29 de janeiro deste ano, quando três alvos foram presos em flagrante por tráfico de drogas, na capital mato-grossense. Na ocasião, foram apreendidas substâncias entorpecentes, R$ 1 mil em dinheiro, cestas básicas utilizadas para assistencialismo e quatro aparelhos celulares.
A análise destes celulares, que foi realizada pelos investigadores da Denarc e com autorização da Justiça, revelou uma rede criminosa estruturada e levou à identificação de novos envolvidos no esquema.
As investigações da Denarc identificaram um grupo criminoso com hierarquia bem definida, operando em três níveis distintos de coordenação, distribuição local e operações financeiras, com disponibilização de contas bancárias para movimentar recursos provenientes do tráfico em contas próprias e de terceiros.
Além disso, as investigações revelaram que o grupo possui características típicas de facção criminosa, incluindo controle territorial estabelecido, padronização de preços de drogas, sistema de cadastramento de vendedores, divisão especializada de funções e utilização de jargões específicos do meio criminoso.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.