O Corpo de Bombeiros realizou a captura de uma preguiça-real (Choloepus didactylus), ontem à noite, na praça na rua das Goiabeiras, no bairro Guaranorte, em Guarantã do Norte (230 quilômetros de Sinop). O caso foi comunicado por moradores. Consta, no boletim de ocorrência, que o animal silvestre havia se “abrigado” num limoeiro.
Devido ao risco de descer e tentar transitar pela via pública próxima, os militares iniciaram a operação de retirada. O mamífero foi contido com o auxílio de um cambão e acondicionada em recipiente adequado. Na verificação inicial, foi confirmado que estava em boas condições físicas e sem ferimentos aparentes. A preguiça foi transportada até área de mata nativa, fora dos limites da cidade, onde foi feita a soltura.
Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, essa é considerada a maior espécie da família Megalonychidae. A coloração característica de sua pelagem é marrom-acinzentada e a face pálida.
Fora Mato Grosso, o ICMBio destacou que está presente no Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão e Pará. Seu nicho ecológico são planícies de floresta tropical úmida e floresta submontana, além de ocorrer em Igapós e Várzeas. O animal possui hábitos solitários e é arborícola (vive em árvores).
Seu período de maior atividade é durante a noite e a alimentação consiste principalmente em folhas, mas frutos, brotos e pequenos vertebrados também podem ser consumidos.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.