A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Sinop (UCT Sinop), localizada na rua das Amendoreiras, setor comercial, anexa ao hospital regional, abrirá neste sábado (27), das 7h às 12h, para atendimento especial de coleta. A iniciativa faz parte de uma estratégia da secretaria de Saúde, para facilitar e aumentar os índices de doações no município.
Atualmente, o estoque da UCT Sinop encontra-se em nível crítico e todas as tipagens sanguíneas estão com estoque baixo.
Para doar, é necessário apresentar documento oficial com foto e o CEP do endereço. Os requisitos incluem ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 51 kg, estar em boas condições de saúde e ter dormido ao menos seis horas na noite anterior. A ingestão de bebidas alcoólicas ou consumo de drogas ilícitas não são permitidos nas 24 horas que antecedem a doação. Jovens de 16 e 17 anos podem doar com autorização assinada pelos responsáveis legais, que precisam acompanhar o processo. Pessoas acima de 60 anos só podem doar caso já tenham realizado a primeira doação antes dessa idade.
A UCT também alerta que quem passou por cirurgia de grande porte nos últimos seis meses, ou de pequeno porte nos últimos três meses, não pode doar. Pessoas que fizeram tratamento odontológico recentemente, são gestantes ou mães em fase de amamentação também não podem doar sangue. Após parto normal, é necessário aguardar três meses para a doação. Já após cesariana, o período é de seis meses. Também é proibido doar se estiver com gripe ou febre nos últimos sete dias.
Quem tomou a vacina contra a gripe deve aguardar 48 horas para realizar a doação de sangue. Já quando se trata de imunizantes de vírus ou bactérias vivos, como sarampo ou febre amarela, a pessoa deve aguardar quatro semanas. O uso de medicamentos também deve ser informado ao profissional da triagem, para avaliação de cada caso.
As coletas na UCT Sinop são feitas por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio. Para mais informações sobre as doações, os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (66) 99292-2634.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


