A prefeitura iniciou hoje, em parceria com a concessionária de energia (Energisa) o programa Cidade Limpa – que consiste na limpeza dos cabos e fiação de internet e telefonia, logados nos postes de iluminação pública. A avenida das Embaúbas, no Centro, é a primeira avenida a receber as ações. De hoje até a próxima sexta-feira (26), serão realizados os trabalhos no trecho entre a avenida dos Jacarandás e avenida das Sibipirunas. Na próxima semana, entre segunda a sexta (23 a 3), os trabalhos se concentrarão no trecho entre a avenida das Sibipirunas e avenida das Acácias. Já entre os dias 6 e 10 de outubro, a força tarefa será no trecho entre a avenida das Acácias e a avenida das Itaúbas. As próximas avenidas a serem contempladas serão divulgadas posteriormente pela concessionária.
Um canal de comunicação foi criado para que denúncias relacionadas à desordem nos fios e cabos e/ou à quebra de fios por incidentes com veículo sejam realizadas. O canal é no aplicativo de mensagens WhatsApp, via número 66 9.9651-2891, e será utilizado, também, para fiscalização por parte da concessionária de energia.
“É uma cobrança pensando na saúde das pessoas, na vida das pessoas, já que inúmeros acidentes acontecem em decorrência desses fios pendurados. Além disso, é uma grande organização do nosso município, porque nós queremos reduzir, drasticamente, o número de cabos que estão nos nossos postes e, principalmente, aqueles montes de fios soltos. Então a gente fala de uma organização urbana, a gente pensa na qualidade de vida dos nossos munícipes, no menor risco de acidente possível. A nossa Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros têm tido um grande trabalho devido ao número de acidentes que acontecem após rompimentos”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Klayton Gonçalves.
O supervisor de Construção e de Manutenção da Energisa, Moisés Maia, explica que é pacificado entre a Anatel (Agêncial Nacional de Telecomunicações) e a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) que os postes sejam de uso mútuo, entre a concessionária de energia e as empresas de telecomunicações, portanto, para que as empresas utilizem desse recurso, há a necessidade de um planejamento e projeto de instalação que deve ser apresentado pela concessionária para que tenha autorização de uso.
“Nesse primeiro momento nós vamos fazer essa etapa de organização, de limpeza junto com as empresas. Em um segundo momento, a Energisa irá fazer o corte dos fios das empresas que não estão devidamente regularizadas. Então, a gente pede sempre a compreensão também da população, caso não esteja utilizando uma internet devidamente regularizada junto com a Energisa, junto com a prefeitura, para ajudar a gente nesse processo, porque haverá interrupção do fornecimento do serviço”, disse.
Em relação a quebra de cabos e/ou fios da telecomunicação, Maia ressalta também que dentro do perímetro urbano existe uma definição de metragem dos cabos e fios, de cinco metros de altura e pede que os condutores de veiculos de cargas se atentem para a altura de suas cargas, para evitar a interrupção do fornecimento de energia ou de internet e telefone. “Nós já temos nossos padrões de utilização e temos aquele espaço já suficiente para poder evitar isso (incidentes) aqui. Mas para isso a gente precisa da conscientização, de todos, que utilizem realmente o espaço necessário e as pessoas que passam com carga alta dão a devida atenção para evitar esse tipo de problema”, comentou.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.