O secretário de Desenvolvimento Econômico de Sinop, José Pedro Serafini, disse, ao Só Notícias, que a prefeitura usará de “todos os meios legais para convencer o governo Federal e convencer os nossos representantes políticos para que eles continuem defendendo essa ideia”. A declaração é após a conversão do projeto de lei que desmembraria o campus de Sinop da UFMT em indicação ao governo.
“Nós temos uma preocupação de ter uma universidade específica para o norte do Mato Grosso porque ela não interessa só Sinop, mas todo o Norte do Estado e sul do Pará. A UFMT já foi uma conquista do povo de Sinop há muitos anos. Então, nós queremos ver essa universidade ainda maior e, para ela crescer, só emancipando ela”, defendeu.
O secretário rebateu a posição da associação de docentes da UFMT (Adfumat) de que a comunidade acadêmica não estaria sendo consultada sobre o processo de emancipação. “Nós temos um contato muito grande dentro da universidade em Sinop e eles estão se mobilizando. Nós não estamos observando posição de sindicato da UFMT, nós estamos defendendo uma posição da cidade”, declarou.
Serafini disse que planeja uma audiência pública para outubro para discutir a pauta com a sociedade. “Nós já estamos preparando junto com o campus da UFMT em Sinop e com toda a sociedade organizada, já vamos mobilizar com prefeitos e vereadores de todo o Norte do Estado para realizar provavelmente na 2ª quinzena de outubro uma audiência pública que vai trazer para cá o ministro da Educação ou representante do ensino superior do ministério da Educação, conforme disse o deputado Juarez Costa e conforme nos garantiu o ministro Carlos Fávaro”, afirmou.
Por fim, o secretário criticou a atual gestão do campus. “Pior que está não vai ficar, nós temos a certeza absoluta. Tanto que tem três prédios abandonados e a culpa é da UFMT”, “nós não queremos mais o campus de Sinop capenga como ele já está. Ele está semiabandonado e o campus foi uma conquista ao longo dos anos do povo de Sinop, nós não queremos vê-lo nessa condição”, “a universidade só vem crescendo porque a sociedade se mobilizou, os políticos de Sinop se mobilizaram e nós queremos”, “nossa independência para crescer junto com a nossa cidade porque da maneira que está o campus de Sinop, está em frangalhos, está uma coisa feia, horrível, vergonhosa”, concluiu.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.