O hospital regional de Colíder, administrado pela secretaria estadual de Saúde, implantou o ambulatório de hansenologia para dar suporte às equipes básicas de saúde dos municípios da região e melhorar o atendimento aos pacientes com hanseníase pelo Sistema Único de Saúde (SUS), informou, hoje, a assessoria do governo Estadual.
“O ambulatório foi criado como estratégia para combater a doença na região Norte de Mato Grosso, devido à importância do diagnóstico precoce, do tratamento adequado e da prevenção de sequelas. As pessoas precisam saber que a hanseníase tem cura, mas tem que ser tratada de forma completa”, avaliou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
O ambulatório atende toda terça e quinta-feira, sendo três pacientes de manhã e três pacientes à tarde. Eles são encaminhados pela regulação do escritório regional de saúde de Colíder para serem tratados na unidade. A equipe do ambulatório é composta pelo médico, por uma enfermeira e duas técnicas de enfermagem.
Os dados da SES apontam que Mato Grosso já registrou mais de 23 mil casos novos de hanseníase entre 2019 e este ano. Foram 4.671 casos novos no ano passado e 2.273 só neste ano, até 1º de setembro. A hanseníase também pode ser tratada inicialmente nas unidades municipais de saúde.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.