O vereador Dilmair Callegaro (PL) apresentou projeto de lei que propõe instituir a arara-canindé (Ara ararauna) como a ave que representa oficialmente Sinop. A proposta será encaminhada às comissões da câmara na sessão da próxima segunda-feira (22). De acordo com o texto, a espécie será reconhecida como patrimônio natural, cultural e ambiental da cidade, passando a ser símbolo da identidade local. A iniciativa também prevê o incentivo a ações de proteção, preservação e divulgação da arara-canindé em todo o território municipal.
O projeto autoriza a prefeitura a promover campanhas educativas, culturais e ambientais para sensibilizar a população sobre a importância da espécie e estimular sua preservação e a de seu habitat natural, com divulgação da arara-canindé em eventos, escolas, materiais institucionais e atividades turísticas. O texto ainda prevê apoio a iniciativas comunitárias e de organizações da sociedade civil que atuem na proteção da espécie e demais animais da região.
Na justificativa, o parlamentar destacou que a arara-canindé é uma espécie nativa amplamente reconhecida pela população e por visitantes, sendo presença frequente tanto na zona urbana quanto na área rural. Para o vereador, a ave é um ícone do município, “símbolo de harmonia entre crescimento urbano e preservação ambiental, além de ser considerada bioindicadora de qualidade ambiental, o que reforça sua importância científica e a necessidade de proteção de seu habitat”.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.