A prefeitura de Cuiabá, por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal, confirmou que foram retirados 64 cães, entre adultos e filhotes, incluindo algumas fêmeas em fase de gestação e aproximadamente 380 hamsters de um canil clandestino. Os animais foram resgatados na manhã da última terça-feira em ação apoio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), da Vigilância Sanitária e da Delegacia de Meio Ambiente (Dema).
Todos os animais estão sob os cuidados do município e foram encaminhados para espaços parceiros, onde recebem atendimento clínico, triagem médica, identificação, castração, banho, tosa e os cuidados necessários até estarem aptos para adoção responsável. Por questões de segurança e visando garantir a saúde dos animais, a prefeitura informou que não serão divulgados os nomes dos parceiros envolvidos. “Essa medida busca preservar aqueles que colaboram com a causa animal, sem deixar de registrar a gratidão e o reconhecimento da gestão a todos os apoiadores”, destacou a diretora de Bem-Estar Animal, Morgana Thereza Ens.
A prefeitura esclareceu ainda que os animais resgatados não estão disponíveis para adoção imediata. O processo de acolhimento segue critérios técnicos e legais, visando assegurar que cada animal encontre um lar adequado, seguro e definitivo. “Pessoas interessadas poderão se cadastrar para adoção, passando por entrevista, assinatura de termo de responsabilidade e avaliação social, conforme já ocorre em todos os procedimentos adotados pelo município”, concluiu.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.