A comissão de Educação do Senado decidiu, em audiência, hoje, transformar em indicação ao poder executivo o projeto de lei de criação da Universidade Federal do Nortão de Mato Grosso, em Sinop, que seria desmembrada da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) passando a ter autonomia e orçamentos próprios.
A decisão de deixar para o governo Federal a iniciativa da nova universidade foi sugerida pela relatora, a senadora piauiense Jussara Lima (PSD), para viabilizar a proposta. Segundo a parlamentar, a constituição prevê que a criação de entidades da administração pública cabe apenas ao presidente da República.
A indicação, agora, segue para a secretaria-geral da mesa e deverá ser encaminhada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União) e, posteriormente, ao presidente Lula (PT).
Conforme Só Notícias informou, a nova instituição assumiria os cursos, alunos e servidores atualmente vinculados ao campus da UFMT em Sinop. Pela proposta, o ministro da Educação nomearia reitor e vice-reitor temporários, que teriam 180 dias para apresentar o estatuto da nova universidade. O projeto foi proposto pelo senador licenciado Carlos Fávaro (PSD).
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.