As aulas nas creches e escolas municipais começam na próxima segunda (18). Cerca de 13 mil alunos foram matriculados nas 35 instituições de ensino. De acordo com a Secretaria de Educação, o levantamento apontando se haverá falta de vagas deve sair até o final da semana. Caso faltem, a prefeitura deve alugar prédios, remanejar professores para não criar mais um turno escolar e nenhuma criança do ensino fundamental ficar fora da escola.O prazo para efetivar a matrícula terminou na última sexta-feira.
Pelo menos 1,3 mil crianças ficarão sem vagas nas creches esse ano. Há pelo 5 obras de creches paradas, há vários meses em Sinop. Se estivessem prontas, o município não teria que gastar com locação de prédios. Problemas financeiros da empresa que estavam construindo as creches resultaram na paralisação das obras. A prefeitura informou que busca solução jurídica para resolver o problema. O município pode ter mais prejuízos porque parte da estrutura já feita pode ter ficado comprometida.
Ainda este mês deve ser encaminhado para Brasília o projeto tentando viablizar R$ 1,5 milhão para obras de creches e, quando estiverem concluídas, devem reduzir em 80% o problema da falta de vagas.