PUBLICIDADE

Educação no sistema penitenciário é discutida em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A Escola Penitenciária da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos promoveu o I Encontro de Pedagogos e Educadores Físicos da secretaria e representantes da Educação no Sistema Penitenciário Estadual. O objetivo foi reunir os profissionais que atuam na área da educação no sistema e redefinir as atribuições desses perfis, promover um espaço para discussões acolhendo sugestões e propondo medidas para aumentar a segurança desses profissionais dentro das unidades. E também elaborar o Procedimento Operacional Padrão ( P.O.P.) da Educação.

As penitenciárias e a maioria das  adeias públicas que possuem salas de aula em funcionamento, contam com representantes de suas Unidades tendo uma participação bem expressiva. 

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Luiz Antônio Possas, esteve presente na abertura e falou sobre a importância da educação “Os servidores que trabalham com a a educação nas unidades, são de extrema importância para a humanização do sistema, e o processo de ressocialização dos recuperandos começa a partir da educação , onde eles se sentem mais valorizados como seres humanos”.

Um dos palestrantes foi o secretário adjunto de administração penitenciária coronel Clarindo Alves de Castro, que falou sobre a ressocialização através da educação apresentando dados relevantes sobre o sistema risional.

Dentre outros palestrantes, o diretor da escola estadual Nova Chance, Reginaldo Barata, discursou sobre a EJA Prisional e suas Especificidades, o diretor da  cadeia pública de Várzea Grande, Gilberto Valias Rondon, falou sobre a Segurança dos Servidores dentro das Unidades Prisionais e também sobre o Processo de Construção do P.O.P. e as pedagogas Creuza Ribeiro e Carmem Giuntini da Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa (Mata Grande) de Rondonópolis, trazendo um Breve Histórico da Educação no Sistema Penitenciário de Mato Grosso.

Um ex-aluno da Escola Estadual Nova Chance fez um depoimento apresentando sua história de vida, relatando como a escola de Rondonópolis foi importante para a transformação de sua vida após o retorno ao convívio social. O Encontro permitiu que todos pudessem compartilhar suas experiências e apresentar os trabalhos que estão desenvolvendo na área da Educação dentro das Unidades.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Unemat abre 706 vagas em graduações em em sete municípios

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) divulgou...

Férias da rede estadual em Mato Grosso iniciam na próxima semana

As férias escolares nas 648 escolas da Rede Estadual...
PUBLICIDADE