PUBLICIDADE

Bombeiros combatem 38 incêndios florestais neste domingo

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso extinguiu três incêndios florestais e mantém controlados 7 focos ativos nas últimas 24 horas. As equipes continuam, neste domingo, atuando diretamente no combate a 38 incêndios florestais em diversas regiões do estado.

Os incêndios florestais já extintos foram registrados nos municípios de Porto Alegre do Norte, Água Boa e Sinop. Já os focos ativos, que estão controlados e não apresentam risco imediato de propagação por estarem contidos dentro de um perímetro seguro, localizam-se nos seguintes municípios: Cláudia, com dois focos sob monitoramento, além de Vila Bela da Santíssima Trindade, Cáceres, Tapurah, Sinop e Rondonópolis, cada um com um foco em acompanhamento.

Além disso, as equipes continuam atuando no combate aos incêndios florestais em Vila Bela da Santíssima Trindade, onde os esforços estão concentrados no combate a quatro focos ativos, enquanto em Tesouro as equipes enfrentam três focos de incêndio.

Simultaneamente, operações estão em andamento nos seguintes municípios: Chapada dos Guimarães, Santo Antônio de Leverger, Planalto da Serra, São José do Rio Claro, Novo Santo Antônio, Juína, Marcelândia, Nova Bandeirantes, Peixoto de Azevedo e Barra do Garças, todos com dois focos ativos sendo combatidos pelas equipes.

Em Barra do Garças, especificamente, os trabalhos se concentram nas regiões da Serra do Roncador e do Parque Estadual da Serra Azul, com apoio de aeronaves, maquinários, brigadistas e equipes em solo, que atuam tanto no combate direto quanto na construção de aceiros para conter a propagação das chamas. O Corpo de Bombeiros Militar também atua no enfrentamento aos incêndios em Nova Maringá, Feliz Natal, Sinop, União do Sul, Torixoréu, Canabrava do Norte, Água Boa, Cáceres, Cotriguaçu, Novo Mundo e Nova Ubiratã.

Todas essas ações de combate contam com a atuação direta das equipes em campo, além do apoio de máquinas pesadas, caminhões-pipa, aeronaves e helicóptero que reforçam o combate às chamas. As operações são realizadas de forma ininterrupta, com foco na contenção dos incêndios e na proteção de vidas, propriedades rurais e do meio ambiente.

As operações contam com o apoio do Grupo de Aviação Bombeiro Militar, da Defesa Civil do Estado e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), além da Polícia Militar, que atuam de forma integrada para garantir uma resposta rápida e eficaz às ocorrências.

O Corpo de Bombeiros Militar também realiza o monitoramento de 108 focos de calor ativos em todo o estado, incluindo os que estão em combate e controlados. Desse total, 97 são incêndios florestais, sendo 22 em terras indígenas. Outros 11 focos restantes correspondem a queimadas irregulares.

As ocorrências de focos de incêndio em terras indígenas são as seguintes: quatro focos no Parque do Xingu, nas áreas de Gaúcha do Norte, Nova Ubiratã e Paranatinga; três focos na Terra Indígena Marechal Rondon, em Paranatinga; três focos na Terra Indígena Parabubure, em Campinápolis; dois focos na Terra Indígena Sarare, em Conquista D’Oeste e dois focos na Terra Indígena Sangradouro, em Poxoréu.

Os focos também são registrados:  na Terra Indígena Sangradouro/Volta Grande, em General Carneiro; na Terra Indígena Zoro, em Rondolândia; na Terra Indígena Ubawave, em Santo Antônio do Leste; na Terra Indígena São Marcos, em Barra do Garças; na Terra Indígena Roosevelt, em Rondolândia; na Terra Indígena Pimentel Barbosa, em Ribeirão Cascalheira; e na Terra Indígena Areões, em Nova Nazaré.

No caso de áreas indígenas, o combate deve ser feito por órgãos do Governo Federal, já que o Estado não possui autorização para atuar. Até o momento, o Corpo de Bombeiros Militar não foi acionado.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

Notícia anterior
Próxima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

TJMT nega habeas corpus e mantém prazo para defesa em caso de homicídio no Nortão

A Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de...

Sete pesquisas da UFMT são aprovadas por Conselho Nacional; R$ 1,5 milhão

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) teve nove...

Estudantes e professores de MT embarcam esta semana para intercâmbio na Inglaterra

Embarcam na próxima sexta-feira (12) para Inglaterra, 100 estudantes,...

Dois são hospitalizados após colisão entre motos em Sinop

O acidente envolvendo duas motocicletas foi, esta tarde, no...
PUBLICIDADE