Foi inaugurado, há pouco, o novo prédio do Centro de Especialidades Médicas (CEM), na rua das Seringueiras, no bairro Jardim Botânico, fundos do Ganha Tempo. A obra foi feita com recursos da prefeitura e emenda do deputado federal Juarez Costa (MDB), totalizando R$ 5,2 milhões. Tem mil metros quadrados, 14 consultórios com banheiros, salas de ultrassom, sutura, esterilização, vestiários, cozinha, lavanderia, estacionamento interno e demais instalações internas e demais setores. Foi estruturado para centralizar em um único espaço físico os atendimentos de média complexidade, promovendo a integração das especialidades médicas e multiprofissionais.
O CEM, que estava funcionando em imóvel alugado, no centro, oferece atendimentos em pediatria, ortopedia, nefrologia, cirurgia geral (consultas e pequenos procedimentos), dermatologia (consultas e pequenos procedimentos), otorrinolaringologia, urologia, psiquiatria (adulto e infantil), neurologia, mastologia e ginecologia, além dos serviços de pré-natal de alto risco, ultrassonografia, nutrição, psicologia (adulto e infantil) e assistência social.
“A população está recebendo um grande centro, moderno, novo, com certeza melhorando mais a saúde de Sinop. Então, a gente tem que fazer essa parte porque a saúde sempre foi um problema em todo o Brasil e nós aqui temos modernizando, arrumando, devagarzinho, fazendo as coisas acontecerem, para que a população de Sinop e a região toda se sintam bem com a Saúde”, disse o prefeito Roberto Dorner (PL).
“É uma obra que traz qualidade de trabalho ao nosso servidor, também qualidade de atendimento à população de Sinop”, “os avanços estão acontecendo”. “O centro de especialidades foi um pedido para que humanizasse o atendimento. As pessoas de Sinop não precisam ser atendidas para fora do município”, “lembrando que aqui é um atendimento ambulatorial. Nós temos o fluxo da saúde que vai para a atenção básica nas UBSs, que é o fluxo de atendimento à nossa sociedade”, disse o secretário de Saúde, Érico Stevan.
O deputado federal Juarez Costa disse que “o centro de especialidades é muito necessário e é preciso ter também um local com qualidade para quem trabalha, qualidade para quem é atendido. E a obra ficou uma magnífica. Nós ajudamos a prefeitura com R$ 2,2 milhões. Uma emenda que nós colocamos para que se pudesse realizar essa obra tão importante para a saúde de Sinop”.
A nova unidade abrigará, também, os atendimentos do Centro de Referência à Saúde da Mulher, que hoje fica na avenida André Maggi. O centro funcionava, até o momento, em um prédio alugado, localizado na avenida das Sibipirunas, na região central. No ano passado, foram realizados 24.952 atendimentos e em 2025, já foram realizados 18 mil.
O vice-líder do governo na Assembleia, deputado Dilmar Dal Bosco (União), o deputado Diego Guimarães (Republicanos), o vice-prefeito Paulinho Abreu, secretários, vereadores, dirigentes de entidades e demais lideranças prestigiaram a solenidade.