PUBLICIDADE

Mato Grosso apresenta potencialidades em feira de comércio; Caiado diz que Mauro está bem

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (fotos: assessoria)

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, participou, ontem, da abertura da Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), em Goiânia (GO). O evento segue até este sábado e conta com representantes de 100 países de quatro continentes, por meio de embaixadas e câmaras de comércio. De janeiro a agosto deste ano, Mato Grosso exportou US$ 20,1 bilhões, consolidando-se como o quarto maior exportador do país, atrás de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Os principais produtos da pauta foram soja, algodão e carnes, tendo a China como principal parceiro comercial e entrega produtos para 151 países.

“Quero parabenizar a diretoria da ACIEG (Associação Comercial, Industrial e Serviços de Goiás) por esse evento fantástico que continua crescendo a cada ano, assim como o governo de Goiás e o governador Ronaldo Caiado, pelo trabalho exemplar de promoção comercial e atração de investimentos. Isso se conecta diretamente com o que temos feito em Mato Grosso ao longo dos últimos seis, quase sete anos”, afirmou o secretário. Mato Grosso tem estande próprio.

César destacou a recente criação da agência estadual de promoção comercial e atração de investimentos de Mato Grosso, a Invest MT, comparando a experiência com iniciativas de outros estados. “Agora nasceu a nossa agência de promoção comercial e, pelo que vi aqui, Goiás também está estruturando a Investe Goiás. Essa promoção é fundamental, porque produzimos com sustentabilidade, preço justo e excelente qualidade. Precisamos mostrar isso ao mundo, conquistar novos mercados e avançar na industrialização do que produzimos, agregando valor às nossas exportações”.

Na abertura do evento, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, comentou a ausência do governador Mauro Mendes, que não pôde comparecer em razão de uma queda. “Infelizmente, o meu colega e conterrâneo anapolino, Mauro Mendes, não pôde estar presente porque sofreu uma queda. Mas está bem. Como ortopedista, estou cuidando da costela dele e posso garantir que não terá complicações. Ele sempre foi parceiro dos nossos eventos e deixou um abraço a todos”. Mauro caiu de altura de três metros, no último domingo, quando vistoriava obras em Cuiabá, e teve fraturas em quatro costelas. Ele está em home office.

Caiado destacou ainda a relevância da feira para a inserção internacional dos estados do Centro-Oeste na pauta de exportação brasileira, especialmente com as commodities. “O impacto comercial da Ficomex é essencial. Ela já é referência internacional e, a partir de 2026, passará a ser realizada também em outros continentes e se consolida como uma das mais relevantes feiras de negócios do Brasil”.

Na cerimônia, marcaram presença autoridades políticas e representantes diplomáticos, incluindo o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, país que é hoje o principal destino das exportações brasileiras e também das mato-grossenses. O cantor Gusttavo Lima, embaixador da feira, também participou da abertura.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE