O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) promove, até este sábado (6), a edição Centro-Oeste do Camping Escolar Regional, em Cuiabá e Várzea Grande. O evento apresenta a rotina de alto rendimento a 69 atletas com idade entre 11 e 18 anos de cinco estados e do Distrito Federal, incluindo 45 de Mato Grosso.
De Mato Grosso, são 20 competidores do atletismo, 18 da natação e mais sete de tênis de mesa, representando os municípios de Alta Floresta, Campo Verde, Cáceres, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Nossa Senhora do Livramento, Paranatinga, Rondonópolis, e Várzea Grande. Na comissão técnica do evento estão também 11 técnicos do Estado.
Durante o Camping, os esportistas com deficiência participam de treinamentos, testes físicos e palestras, além de receberem atendimento de uma equipe multidisciplinar. Atletismo, natação e tênis de mesa são as modalidades abrangidas nesta edição.
As atividades ocorrem das 8h às 19h, na Universidade Federal do Mato Grosso, em Cuiabá, que concentra o atletismo e a natação, e no Ginásio Fiotão, em Várzea Grande, que recebe os atletas de tênis de mesa.
Para o coordenador local do Camping e Supervisor Externo do Centro de Referência Paralímpico de Várzea Grande, Altemir Trapp, sediar o evento é muito importante para o desenvolvimento do esporte paralímpico no Estado.
“Essa é a primeira edição deste formato na região Centro-Oeste. Ter Mato Grosso como sede destaca a valorização do paradesporto no Estado e a credibilidade que vem obtendo em sediar eventos paralímpicos”, afirma Altemir.