PUBLICIDADE

Prefeitura lança sistema de reconhecimento facial em escolas e creches de Cuiabá

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A prefeitura de Cuiabá lança nesta quarta-feira o projeto “Aluno Presente”. Trata-se de um programa de reconhecimento facial que será implantado nas 172 unidades de ensino vinculadas à secretaria municipal de Educação (SME).

Segundo a prefeitura, o projeto vai explorar a tecnologia em prol de medidas eficientes na educação. O sistema fará o controle de presença a partir do reconhecimento facial, integrando câmeras inteligentes posicionadas nas entradas e saídas das escolas, capazes de autenticar até 40 faces por segundo e fornecendo dados valiosos em tempo real. Todo esse processo gera apenas metadados em qualquer tráfego e imagens em total conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), garantindo segurança, transparência e dados confiáveis para toda a rede.

No refeitório, com base nas faces reconhecidas na entrada, o sistema calcula a quantidade ideal de refeições a serem preparadas, evitando desperdício e maximizando o uso dos recursos. Também contabiliza com precisão quantos alunos consumiram a merenda no dia.

Os responsáveis recebem alertas diários sobre a entrada e saída dos alunos por meio de um aplicativo, enquanto que as funções calendário e notificações organizam toda a comunicação escolar, permitindo o recebimento de avisos importantes com acesso intuitivo. A Secretaria Digital amplia o atendimento, facilitando o envio direto de mensagens e documentos, estreitando o relacionamento entre as famílias e as escolas.

A autorização de saída permite definir quem buscará o aluno em dias específicos, oferecendo ainda mais segurança. No menu de configurações ficam reunidas todas as informações essenciais do aluno e do responsável. O Aluno Presente também oferecerá um ambiente exclusivo para os professores, permitindo acessar rapidamente as turmas em que lecionam e visualizar a lista completa de alunos com as capturas realizadas pelas câmeras inteligentes na entrada da escola. A presença dos alunos é registrada automaticamente. Caso algum estudante esteja ausente na sala, o professor pode ajustar os dados de forma simples e segura.

O sistema oferece ainda painéis completos (dashboards) para as secretarias de educação e gestores escolares, proporcionando uma visão estratégica da rede de ensino. No Perfil da Unidade Escolar, é possível visualizar comparações por turnos, turmas e dias, analisando quais turmas apresentam melhores índices de presença e onde é necessário agir, inclusive por gênero e dias da semana.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Alta Floresta é selecionada por Ministério para projeto-piloto da saúde bucal

Alta Floresta foi selecionada pelo Ministério da Saúde como...

IFMT avalia implantar novo campus em município no Nortão

O prefeito de Tapurah (206 km de Sinop) Álvaro...

Governador inicia tratamento com antibióticos após acidente e despachará em home office

O governador Mauro Mendes foi submetido a ressonância magnética...
PUBLICIDADE