PUBLICIDADE

Captação de órgãos feita em Mato Grosso vai beneficiar cinco pacientes

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Pela segunda vez, desde a fundação, o Hospital Municipal de Várzea Grande realizou a força-tarefa para realizar a captação de múltiplos órgãos. A ação vai beneficiar cinco pessoas que aguardavam, em diferentes Estados do país, uma nova chance de viver.

Em meio ao luto, a família aceitou doar os órgãos. Segundo a médica Adriana Podanowski, que coordenou a equipe no processo, foi necessário um intenso trabalho de mobilização. “Desde a madrugada, profissionais de diversas áreas se uniram, em parceria com a Central Estadual de Transplantes de Mato Grosso, para que tudo acontecesse dentro dos protocolos exigidos. Esse é um momento de sensibilidade, mas também de conscientização sobre a importância da doação de órgãos”, destacou.

Foram captados os rins, o fígado e as córneas que foram destinados a pacientes de três Estados que aguardavam em fila nacional pelo transplante.

O doutor Luiz Gustavo Diaz, cirurgião geral de transplante de fígado do Distrito Federal, que participou da captação do fígado, explicou a complexidade da operação e como o Brasil inteiro se mobiliza nesses casos. “Cada estado tem a sua Central de Transplantes e, quando surge uma doação, todos estudam a logística para garantir que os órgãos cheguem em tempo aos pacientes da fila. É uma corrida contra o tempo, que envolve equipes altamente especializadas e protocolos rigorosos”, explicou.

Segundo o médico, atualmente cerca de mil pacientes aguardam um transplante de fígado no Brasil, mas o órgão mais solicitado é o rim, com aproximadamente 300 mil pessoas na fila de espera. “Quando surge uma doação, o país inteiro se movimenta. Cada órgão representa uma oportunidade de vida e por isso cada segundo é precioso”, ressaltou.

A logística envolveu equipes médicas do Distrito Federal, da Central de Transplante do Estado de Mato Grosso e do Pronto-Socorro e Hospital Municipal de Várzea Grande. A escolta dos órgãos até o aeroporto contou com apoio da Guarda Municipal.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Festival de canto define ganhadores em Lucas do Rio Verde

O Festival Cantarte encerrou sua 4ª edição após duas...

Homem morre após acidente de trabalho em secador de fazenda no Nortão

Ademir Izair Ronnau, de 55 anos, faleceu hoje em...

IBGE abre seletivo para agentes de pesquisas e mapeamento com vagas em Sinop e mais cidades

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou...
PUBLICIDADE