Em um momento de muita fé e devoção, a Romaria Fluvial e Santa Missa Campal, às margens do Rio Teles Pires, reuniu mais de 1,5 mil pessoas em um só sentimento de gratidão à Deus e à Nossa Senhora Aparecida, pelo aniversário de 51 anos de Sinop. Cerca de 130 embarcações seguiram o curso do Rio Teles Pires em um percurso realizado pelas águas do Rio Teles Pires, compreendido entre a ponte da MT-220 e a Praia do Cortado.
Toda a cerimônia foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Canísio Klaus, que navegou na embarcação principal, que carregava a imagem de Nossa Senhora Aparecida e abria caminho para os demais barcos. “A nossa celebração, hoje, começou bem cedo, com o nascer do sol, na MT-220, no Rio Teles Pires, onde iniciamos a nossa romaria, que culminou com a chegada na Praia do Cortado e, festivamente, encerrou aqui, com a celebração da Santa Missa, num grande hino de louvor a Deus pelo dom da criação, pelo dom da obra que Deus criou e confiou ao homem para bem governar e administrar” declarou o bispo.
Dom Canísio disse que a celebração se deu em gratidão a Deus pela criação da natureza e pelo aniversário de Sinop, fazendo menção dos que traçaram uma história de sucesso a Sinop. “Lembramos também, todos os que já partiram, que fizeram sua história aqui, que semearam essa semente da unidade, do amor e da paz, desse município pujante, que essa semana comemora 51 anos. Que Deus continue abençoando”, finalizou.
O prefeito Roberto Dorner participou da romaria e da missa campal e destacou a importância de unir uma multidão pela fé em uma missão tão importante. “Muito importante essa romaria porque ela traz a fé do povo, dos que tem realmente a fé católica. Isso é muito importante para nós e para Sinop também, que está comemorando seus 51 anos. Para nós é uma alegria trazer uma multidão de gente para beira do rio e fazer uma romaria e celebrando essa missa ao ar livre. Isso aqui é muito importante”, declarou, através da assessoria.
O vice-prefeito Paulinho Abreu destacou que esse primeiro dia de festividade é voltado ao público católico. “Primeiro dia católico, começando hoje com a romaria que já foi sucesso. Todos os barcos seguiram tranquilamente. Uma linda missa com um grande público, avaliou.
A diretora de Turismo da Prefeitura de Sinop, turismóloga Leidiane Viegas, comemorou o resultado do evento, a união dos organizadores. “Iniciamos de uma forma muito especial as festividades de 51 anos de Sinop, com esse lindo momento no Rio Teles Pires, que é tão emblemático para nós. Falamos muito da pesca esportiva, do ecoturismo, da preservação e agora a gente traz o turismo religioso para Sinop. Superamos o número de embarcações do ano passado, com apoio incondicional da Marinha, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Sema, Polícia Federal, e todos os órgãos de segurança, para que nós pudéssemos entregar um evento, não só bonito, mas também seguro para população”, avaliou ela.
Também neste domingo à noite, o Padre Reginaldo Manzotti comandou show de evangelização, no estádiovMassami Uriú (Gigante do Norte). Também houve a abertura dos 33º Jogos Olímpicos e 2º Jogos Paralímpicos de Sinop que vão té dia 14.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.