Foi feita hoje a soltura de uma ave conhecida como Gavião-do-rabo-branco, em Sorriso. A ave sofreu um atropelamento na BR-163, região próxima ao Pará, há alguns dias e agora teve alta do tratamento médico veterinário.
No último domingo (17), um caminhoneiro acionou o Corpo de Bombeiros, no norte do Estado, ao se deparar com o gavião às margens da rodovia. O animal debilitado foi destinado para a Unidade Desconcentrada da Sema de Guarantã do Norte, que logo o transferiu para uma clínica veterinária conveniada à secretaria em Sorriso, onde permaneceu internado para o devido tratamento.
A ave apresentava ausência da capacidade de voo, desidratação, além de dores no membro pélvico esquerdo e torácico direito durante palpação, mas exames de imagem descartaram a existência de fraturas e confirmaram a lesão inflamatória.
Diante da aptidão para voltar à natureza e posterior ao estudo geográfico da área de abrangência da espécie concluído pelo órgão ambiental, a soltura pode ser realizada com sucesso em uma fazenda em Sorriso durante o período da manhã, já que foram considerados os hábitos da espécie.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.