A secretaria estadual de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental, realiza uma capacitação para fortalecer a vigilância da qualidade da água no Norte do estado. Promovido pelo Programa VIGIÁGUA, o curso ‘Inspeção em Sistema de Abastecimento de Água e suas Boas Práticas’ começou na última segunda-feira e termina hoje.
A capacitação reúne 28 profissionais das áreas de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental de 11 municípios, sendo eles: Confresa, Canabrava do Norte, Porto Alegre do Norte, Santa Cruz do Xingú, Santa Terezinha, São José do Xingú, Alto Boa Vista, Luciara, Novo Santo Antônio, São Félix do Araguaia e Serra Nova Dourada.
A capacitação será certificada pela Escola de Saúde Pública (ESP) e conta com carga horária de 40 horas, divididas entre teoria e aula prática em campo, com elaboração de relatórios, finalizando com a apresentação do relatório de inspeção.
Esse treinamento tem como foco o aprimoramento das ações de inspeção, monitoramento e implementação de boas práticas nos sistemas de abastecimento de água, no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde.
Durante o curso, são abordados conteúdos técnicos e práticos para assegurar que a água destinada à população atenda aos padrões de potabilidade e segurança, reforçando o compromisso dos municípios com a saúde pública e a prevenção de riscos sanitários.
A gerente de Vigilância em Saúde Ambiental, Martiliane Borges, destaca a importância da capacitação. “Esta ação é uma forma de capacitarmos os profissionais para que eles possam inspecionar e monitorar os níveis de qualidade da água, a partir de conteúdos técnicos e teóricos. O objetivo é garantir que a capacitação seja efetiva e que a população receba água com qualidade e segurança”, destacou.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.