PUBLICIDADE

PF faz operação Barões do Filão, cumpre mandados em Sinop e mais 3 Estados e bloqueia R$ 74 milhões

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Polícia Federal deflagrou, hoje, a Operação Barões do Filão, com o objetivo de desarticular organização criminosa voltada ao garimpo ilegal e crimes correlatos, como lavagem de dinheiro e exploração de trabalhadores em condição análoga à escravidão. São cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão em residências dos investigados, em Sinop, Itaituba e Novo Progresso no Pará, Porto Velho (RO) e Regeneração (PI).

Também foi decretado o sequestro de bens e o bloqueio de ativos até o montante de R$ 74,1 milhões, correspondente ao dano ambiental identificado.

Segundo a PF, a investigação iniciou após levantamento de informações em campo, durante fiscalização no local denominado “Filão dos Abacaxis”, no interior do Amazonas, onde aproximadamente 50 trabalhadores foram resgatados em condição análoga à escravidão. Trata-se de uma das áreas de garimpo consideradas as mais rentáveis da América Latina.

Conforme as apurações, o garimpo possuía um proprietário que administrava a região e arrendava “poços” de mineração a terceiros. Cada arrendatário arregimentava trabalhadores para a extração ilegal, utilizando cianeto e causando graves danos ambientais.

A operação é um desdobramento da Operação Mineração Obscura deflagrada em abril do ano passado.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ação integrada apreende canetas emagrecedoras em Mato Grosso

Uma operação conjunta da Polícia Civil e da Vigilância...

Polícia investiga caso de criança indígena estuprada em aldeia de MT

A Polícia Militar de Rondonópolis (214 quilômetros ao sul...
PUBLICIDADE