A Central Estadual de Transplantes, administrada pela secretaria estadual de Saúde está promovendo um curso de formação e atualização da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes em Sinop, esta semana, em período integral. O curso que iniciou na terça e termina nesta quinta-feira, está sendo realizado no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e reúne cerca de 50 profissionais da rede pública e privada: médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros trabalhadores de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop.
De acordo com a coordenadora, Anita Ricarda da Silva, o processo de formação e classificação foram feitos em ação conjunta com a Escola de Saúde Pública, também da secretaria. “A capacitação está subdividida em três módulos, sendo eles introdutório, básico e intermediário. Estas três modalidades estão sendo ofertadas no município de Sinop para que os profissionais obtenham a certificação pela ESP-MT, um pré-requisito para que possam realizar a captação de órgãos em seus municípios”, explicou.
Segundo Jean Carlos Alencar, diretor do Hospital Regional de Sinop, que também está à frente da organização do evento por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, esse treinamento ocorre todo os anos com o objetivo de manter atualizadas as equipes responsáveis pela captação de órgãos e tecidos da região.
“O Hospital Regional de Sinop é um dos hospitais que são referência em captação de órgãos em Mato Grosso. A comunicação com a família do potencial doador é realizada de forma humanizada, demonstrando a importância e a grandiosidade deste ato, no qual outra pessoa terá a oportunidade de viver mais”, afirmou.
A unidade conta com 18 profissionais capacitados para atuar na captação de órgãos e tecidos. “A retirada de órgãos e tecidos de um doador envolve uma equipe multidisciplinar altamente especializada, que realiza a cirurgia, preservando os órgãos para transporte e transplante aos receptores compatíveis que precisam. No ano passado, quase 50% das captações de órgãos realizadas no Estado foram na unidade: foram captados 17 órgãos, sendo coletados fígado, rins e coração, além de córneas”, complementou o diretor.
Durante o ano passado, a secretaria realizou 13 captações de múltiplos órgãos em Mato Grosso, sendo retirados 22 rins, 10 fígados e 4 corações. Também foram captadas 552 córneas e realizados 417 transplantes de córneas no Estado no mesmo período.
Neste ano, a Central já realizou a captação de múltiplos órgãos de sete doadores. “Com isso, conseguimos captar 20 órgãos, sendo cinco fígados, 14 rins e um coração. Além disso, de janeiro a 25 de agosto, foram feitos 232 transplantes de córneas em Mato Grosso. Tudo isso graças à generosidade das famílias enlutadas”, contou Anita.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.