PUBLICIDADE

Ibama localiza ‘bunker’ em área de garimpo ilegal em MT para esconder maquinários

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (fotos: assessoria)

O Ibama divulgou hoje imagens de um ‘bunker’ improvisado para esconder maquinários usados no garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé, em Mato Grosso. A ação foi descoberta durante a operação Xapiri-Sararé, que está em andamento, desde o início deste mês, na região.

Segundo o órgão, os garimpeiros tentaram esconder o maquinário embaixo da terra para driblar a fiscalização, mas a estratégia não funcionou.

Desde o início de agosto, a operação já inutilizou 100 escavadeiras hidráulicas, 431 acampamentos, 317 motores estacionários, 61 mil litros de combustíveis, veículos, armas e quase 13 quilos de mercúrio, entre outros equipamentos empregados na extração ilegal de ouro.

A Terra Indígena Sararé, que lidera o ranking nacional de alertas de garimpo neste ano, sofre fortes pressões do crime organizado, que causa poluição dos rios, desmatamento, ameaças à cultura do povo Nambikwara e degradação da Amazônia.

O Ibama informou que seguirá “atuando permanentemente para combater o garimpo ilegal e proteger a floresta e seus povos”.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ação integrada apreende canetas emagrecedoras em Mato Grosso

Uma operação conjunta da Polícia Civil e da Vigilância...

Polícia investiga caso de criança indígena estuprada em aldeia de MT

A Polícia Militar de Rondonópolis (214 quilômetros ao sul...
PUBLICIDADE