PUBLICIDADE

Moradores de Sinop encontram sucuri atravessando estrada no Nortão

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Um grupo de moradores de Sinop encontrou uma sucuri de aproximadamente seis metros de extensão na estrada de acesso ao reservatório da Usina Hidrelétrica de Colíder, localizada entre os municípios de Sinop e Itaúba. O animal foi avistado cruzando a via em uma área onde o nível da água está consideravelmente baixo devido a problemas estruturais na barragem.

O motorista Tiago Antunes de Souza relatou que se surpreendeu com o tamanho do animal. “Na hora dá um susto. Nunca tinha visto desse tamanho. Achei que estava morta, mas a gente percebeu que estava viva e deixamos ela atravessar a estrada”, contou, ao Só Notícias.

Junto com ele estavam Jhonatan Welliton da Cruz Oliveira e Jorge Anselmo de Souza, também moradores de Sinop, que testemunharam a cena. O motorista explicou ainda que o grupo optou por aguardar e garantir que a serpente conseguisse cruzar a pista em segurança. “Muita gente mata. A gente optou por deixar viva e cuidar para ela atravessar, para que nenhum carro passasse por cima”.

O encontro ocorreu em uma região próxima ao reservatório da Usina Hidrelétrica de Colíder, que atualmente opera em nível de segurança ‘Alerta’ devido a danos em seu sistema de drenos. A situação levou à ativação de um plano de ação emergencial que reduziu drasticamente o nível do rio Teles Pires, expondo áreas marginais e afetando o ecossistema local.

O Ministério Público de Mato Grosso instaurou inquérito civil para apurar os impactos ambientais decorrentes da redução do nível do reservatório, incluindo mortandade de peixes, alterações nos ciclos reprodutivos de espécies aquáticas e exposição de áreas marginais. A perícia técnica conta com especialistas em ecologia, geologia e engenharia civil para avaliar os danos e riscos ambientais.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE