PUBLICIDADE

Sintep acusa governo de derrubar eleições direta dos assessores pedagógicos

PUBLICIDADE

A direção do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) divulgou nota acusando o governo do estado de derrubar a eleição direta dos assessores pedagógicos, que comandam unidades regionais da educação. Eles estavam sendo eleitos por votos de diretores escolares e professores, mas segundo o Sintep, voltarão a ser nomeados pelo governo. A associação diz que essa decisão da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em suspender o processo de escolha, “é unilateral”.

O sindicato cita também a garantia dos diretores e professores em elegê-los, no artigo da Gestão de Democracia do Ensino Público Estadual (206) da Constituição Federal e, artigo 14 da Lei Federal nº 9.394/96, que garante Sistema Estadual de Ensino com autonomia pedagógica, administrativa e financeira da escola. Entretanto, garantiu a escolha, em eleições diretas, dos assessores, conforme plano estadual. Segundo o Sintep, essa decisão contraria e desrespeita a lei de conduzir gestão contrariando aos princípios democráticos.

Também em 2013, como punição aos grevistas, “o governo tentou negar à comunidade escolar o direito de escolher o CDCE e de eleger a direção das escolas, mas houve imediata mobilização da categoria e contraria decisão da Seduc, em cumprir a lei 7040/98, bem como desrespeitou aos princípios democráticos no processo de atribuição de aulas/salas, cargo e jornada para 2014, impondo datas diferenciadas (para escolas que fizeram ou não greve), e excluiu cargos comprometendo a qualidade do serviço público escolar, bem como outras retaliações”, concluiu.

A direção do Sintep, pede a revogação imediata da portaria da Seduc (124/2014), que estabelece os critérios para a escolha, em eleições diretas, dos assessores pedagógicos e define o mandato por 03 (três) anos, permitida apenas uma recondução.

(Atualizada às 10:43h)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Encerra amanhã o prazo de inscrição para o Prouni

Estudantes da rede estadual de ensino que fizeram o...

Universidades em Sorriso, Lucas e Mutum ofertam bolsas pelo Prouni em mais de 130 cursos

Instituições aderentes ao programa Universidade Para Todos (Prouni) estão...

Inscrições para 17 mil bolsas de ensino superior do Prouni em MT começam hoje; Sinop tem 36 cursos

As inscrições gratuitas  para o programa Universidade para Todos (Prouni)...
PUBLICIDADE