PUBLICIDADE

Justiça aprova criação de nova zona eleitoral em Sinop

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) aprovou a criação da 59ª Zona Eleitoral do estado, com sede em Sinop. A medida busca atender ao crescimento populacional e do eleitorado local, além de aliviar a sobrecarga atualmente enfrentada pela 22ª Zona Eleitoral, responsável pela região.

A resolução depende, agora, da homologação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para entrar em vigor. No voto do relator, desembargador Marcos Machado, destacou-se a urgência da medida diante do expressivo crescimento de Sinop. Em 2015, o município possuía 84.594 eleitores e eleitoras e, em 2025, o número saltou para 114.783, representando um aumento de 35,69% em uma década. As projeções indicam que o eleitorado pode chegar a 129 mil até 2030. Já a população geral do município também apresenta forte expansão: de 196.312 habitantes, registrados no Censo de 2022, passou para uma estimativa de 216.029 pessoas em 2024, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além do aspecto demográfico, o relator ressaltou a relevância econômica de Sinop, que se consolidou como a quarta maior cidade do estado, com Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 9,6 bilhões e PIB per capita de R$ 64,6 mil. Esse dinamismo, segundo o desembargador, reflete diretamente na demanda por serviços da Justiça Eleitoral, como alistamento, regularização cadastral, fiscalização de contas de campanha e acompanhamento de propaganda eleitoral.

O desembargador Marcos Machado, que também atua como vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRE-MT, também salientou que soluções alternativas, como atendimentos itinerantes ou postos provisórios, não são suficientes para suprir a necessidade da região. O remanejamento de eleitores para zonas vizinhas foi considerado inviável devido às grandes distâncias, como por exemplo: 64 km até Vera, 85 km até Sorriso e 90 km até Cláudia. “A sobrecarga sobre a 22ª Zona Eleitoral não é um problema futuro, mas uma realidade presente que se agravará exponencialmente se a estrutura permanecer inalterada”, afirmou.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Comissão do Senado aprova aumento da taxação de fintechs e bets

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou,...

Empresas de Colíder têm vagas para motoristas, cozinheiras, operadores e mais; veja

Em Colíder, empresas e indústrias divulgaram 40 novas vagas...
PUBLICIDADE