PUBLICIDADE

Equipes do GAECO e MP serão qualificados em Sinop em inteligência digital

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/Guilherme Araújo/arquivo)

A qualificação de Inteligência em fontes abertas e investigação em ambiente virtual está confirmado entre os dias 8 e 12 do próximo mês, na sede das promotorias de Justiça de Sinop para  membros, servidores e agentes policiais do GAECO, além de agentes públicos que atuam em setores de inteligência e investigação indicados pelas instituições.

O curso tem como objetivo qualificar tecnicamente os profissionais para o uso estratégico de informações públicas disponíveis na internet (OSINT), com foco na coleta, validação e análise de dados em ambiente virtual. A metodologia adotada será teórico-prática, com atividades desenvolvidas em ambiente simulado e uso contínuo de ferramentas digitais.

O curso será ministrado pelo  diretor da DACI, Wallace Silva Bismark, e contará com a coordenação da  promotora de Justiça Roberta Cheregati Sanches, do GAECO Sinop. Entre os temas abordados estão fundamentos de OSINT, cibernética, geolocalização, análise de imagens, mídias sociais, automação de coletas, segurança operacional (OPSEC) e elaboração de relatórios de inteligência, informa a assessoria.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a atuação investigativa do MP, promover a integração entre órgãos de inteligência e segurança pública, e padronizar procedimentos para o uso ético e legal de dados públicos em investigações complexas, como corrupção, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e crimes cibernéticos.

O curso é realizado pelo MP, Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) – Escola Institucional, em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) Unidade Desconcentrada de Sinop e a diretoria da Agência Central de Inteligência (DACI) da Polícia Militar.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Justiça manda de volta para a cadeia acusado de matar bancária em Mato Grosso

A Justiça determinou a prisão preventiva do acusado pelo...

Justiça aprova criação de nova zona eleitoral em Sinop

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso...
PUBLICIDADE