O Florestar será dias 28 e 29, na Embrapa Agrossilvipastoril, com produtores, pesquisadores e empresários do setor florestal que vão tratar de inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico. O evento apresentará um panorama atualizado do mercado florestal mato-grossense.
Mato Grosso exporta floresta plantada para 61 países, tem potencial para crescer ainda mais. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), são cerca de 129 mil hectares de eucalipto e 68 mil hectares de teca plantados. Em 2022, o setor de base florestal recolheu R$ 66,2 milhões em impostos estaduais.
No primeiro dia o tema central é ‘diagnóstico – oferta e demanda: desafios do abastecimento e oportunidades no cultivo do eucalipto”. Mediado pelo jornalista Mauro Zafalon, da Folha de São Paulo, o painel abordará os desafios do setor e estratégias para atender à crescente demanda por madeira plantada.
Haverá diversas palestras voltadas ao desenvolvimento do setor florestal, ‘novo cenário para investimentos e expansão do setor florestal de Mato Grosso, tecnologia exclusiva para silvicultura brasileira, o futuro da teca, bioecologia e manejo de formigas-cortadeiras em plantios florestais e demais temas.
O evento é promovido pela Associação de Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta).
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.