O asfaltamento de 12 quilômetros da MT-473, em Nova Lacerda, região Oeste, está sendo executado pelo governo estadual com R$ 163,3 milhões de investimentos e representa um grande desafio de engenharia e será fundamental para a logística de Mato Grosso, integrando o Vale do Guaporé e o Chapadão dos Parecis. A obra, executada pela secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra), atravessa a Serra do Uirapuru em Nova Lacerda, trecho sinuoso e de difícil acesso, sobretudo no período chuvoso.
Os serviços avançaram com a detonações controladas com o uso de explosivos. Apesar da extensão relativamente curta, o asfalto tem grande relevância para a logística. A MT-473 irá interligar Nova Lacerda com a MT-388, que dá acesso a Campos de Júlio, encurtando a distância entre os municípios do chamado Chapadão do Parecis e a BR-174.
Essa rota mais curta viabilizará o escoamento da produção agrícola, com um frete mais barato. Além disso, diminui o custo para a chegada do calcário produzido na região de Cáceres, minério fundamental para o desenvolvimento da agricultura, e a região do Parecis conta com alguns dos principais municípios produtores de Mato Grosso.
“O asfaltamento da MT-473 tem um impacto enorme para a logística do Estado. Há muitos anos, a região aguardava por uma solução para esse trecho, por conta das dificuldades de acesso, mas a atual gestão trabalhou para encontrar soluções e hoje estamos fazendo com que uma demanda histórica se transforme em realidade”, afirmou o secretário estadual de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira.
Além da frente de obras na MT-473, o Governo já pavimentou mais de 40 km da MT-388, em Campos de Júlio, para consolidar um novo corredor de transporte para a produção agropecuária. A MT-388 também se destaca por ser uma rodovia que corta uma área de grande produção agrícola.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.