A prefeitura confirmou a abertura de pregão eletrônico visando o registro de preços para os serviços de locação, implantação, operação e manutenção de radares fixos de velocidade com tecnologia doppler, em 28 pontos do perímetro urbano. Dotados de display ostensivo, videomonitoramento em tempo real e sistema de Leitura Automática de Placas (LAP), eles serão integrados à plataforma de gestão de dados e acidentes de trânsito, com geração de relatórios estatísticos para a secretaria de Segurança e Trânsito.
Os medidores de velocidade serão destinados à fiscalização de trechos capazes de registrar, de forma automatizada, infrações previstas na regulação metrológica vigente. A listagem inclui multas para casos como transitar em local ou horário não permitido, circulação em faixa de ônibus ou via exclusiva e restrição de caminhões.
A prefeitura considera a medida “estratégica para reforçar a segurança viária e garantir o controle efetivo do tráfego urbano, especialmente em pontos críticos identificados pela secretaria”, conforme o documento oficial.
A lavratura dos autos de infração só será valida em caso de sinalização vertical e/ou horizontal regulamentadora devidamente implementada no local.
O processo de implementação dos sistemas será dividido por etapas, incluindo o levantamento técnico in loco, classificação de prioridade dos pontos, entrega e aprovação do projeto, aquisição e mobilização de materiais, instalações físicas, teste de operação e relatório final em até 25 dias. A sessão pública para definição da licitante ocorrerá no dia 4 do mês e o investimento previsto não foi estipulado.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.