A equipe da ONG Cirinho Sorrindo apresentou, esta manhã, o relatório de um trabalho que vem realizando, há um ano, em Sorriso, com dados das formações voltadas diretamente às equipes de atenção básica da rede de saúde municipal e o atendimento direto de 606 pacientes, triados pela atenção básica e encaminhados, pela Central de Regulação Municipal, para cuidados dos profissionais da ONG. O oncologista Leandro Almeida Assunção, explicou que, das 606 pessoas examinadas, 426 eram mulheres com idade média de 51 anos, pacientes de 83 bairros.
O trabalho completa um ano, teve capacitações, orientações e o atendimento direto aos pacientes. “Esse estudo coloca Sorriso na vanguarda do atendimento em oncologia; nossa preocupação está em buscar detalhes que possam subsidiar um plano de ação direto e bem detalhado”, explicou, através da assessoria.
O prefeito Alei Fernandes, a primeira-dama e gestora da secretaria da Mulher e da Família (Semfa), Mara Fernandes e demais secretários acompanharam a apresentação do estudo.
A ONG acolhe pacientes diagnosticado com câncer e as famílias, faz visitas domiciliares e auxilia no encaminhamento de exames e consultas. A ONG tem com uma equipe multidisciplinar (médicos, enfermeiros, psicólogos e voluntários) que presta o apoio e acolhimento, além de dar o direcionamento na busca de informações. “Em muitos casos, em que o pai tem a doença, ele é o provedor e a família entra em depressão com a doença e ainda sofre com a situação financeira”, explica a presidente.