O prefeito de Alta Floresta, Chico Gamba, anunciou que estão canceladas as comemorações do Festival Viva Floresta, que estava previsto para 20 e 21 de setembro, na praia Porto de Areia. A decisão leva em conta os impactos gerados pelo rebaixamento do reservatório na Usina Hidrelétrica (UHE) de Colíder, no decorrer dos próximos 30 dias, após serem constatados danos no sistema de drenos.
Em nota, a prefeitura detalhou que, ao tomar conhecimento da situação técnica e mediante consulta formal à referida empresa estatal, bem como a Marinha, optou pela suspensão das atividades. “A decisão foi tomada com base em critérios técnicos e nas informações repassadas pelos órgãos competentes, priorizando, acima de tudo, a segurança da população local e dos visitantes que participariam”.
A administração ainda reiterou que, “reconhecendo a importância econômica e logística do rio Teles Pires para o município e toda a região, manterá diálogo com os órgãos responsáveis e demais envolvidos, a fim de garantir a integridade da população ribeirinha e dos demais usuários do rio”. No momento, o status de segurança da usina é classificado como ‘Alerta’, o terceiro numa escala de quatro níveis.
A recomendação para o rebaixamento das águas foi feita por um painel de especialistas externos, com o objetivo de permitir uma avaliação mais aprofundada e a definição de medidas corretivas que assegurem o retorno à normalidade operacional, por meio de reparos aos cinco drenos avariados e responsáveis pela pressão da água.
Conforme Só Notícias já informou, em Paranaíta, um evento de pesca regional também foi cancelado devido a redução do nível no rio Teles Pires. O Ministério Público está acompanhando as ações que resultam na redução do reservatório da usina
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.