PUBLICIDADE

Aneel marca leilão de energia com previsão de atrair R$ 3,1 bilhões em investimentos em MT e mais estados

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O primeiro leilão de transmissão de energia elétrica de 2026 será realizado no dia 27 de março. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) iniciou hoje consulta pública, que disponibiliza versão preliminar do edital para análise e contribuições da sociedade. O certame prevê investimentos totais de R$ 3,31 bilhões e ocorrerá na sede da B3, em São Paulo.

O leilão oferece cinco lotes de transmissão, com empreendimentos que somam 661 quilômetros de linhas novas e 2.400 mega-volt-ampères (MVA) em capacidade de transformação, além de cinco compensações síncronas. As obras se distribuirão por doze estados, com um lote em Mato Grosso e Pará, para construção da linha de transmissão entre Cláudia e a serra do Cachimbo (278 km), com novos pátios e transformadores, e da SE 230 kV Cachimbo com compensação síncrona. Este conjunto de obras tem como objetivo principal o suprimento à região de Novo Progresso, no sudoeste do Pará.

Os empreendimentos dos lotes 4 e 5 estão condicionados à confirmação de caducidade de contratos assinados em 2022, que sofreram atrasos. A ANEEL esclarece que, se houver decisão pela manutenção dos contratos originais, esses ativos serão retirados do leilão. Após a assinatura, os vencedores terão entre 42 e 60 meses para concluir as obras. A estimativa da agência é de que sejam criados 9 mil novos empregos diretos e indiretos.

A minuta do edital e demais informações sobre a consulta pública estarão disponíveis no site da Agência. O período para envio de sugestões segue até o dia 19 de setembro de 2025. Após a análise das contribuições, o edital passará por aprovação prévia da Diretoria da ANEEL e seguirá para avaliação do Tribunal de Contas da União.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Associação propõe estacionamento rotativo gratuito e mais 930 vagas no centro de Sinop

Dirigentes da Associação dos Proprietários do Centro Comercial de...

Sorriso: movimentação de passageiros no aeroporto se aproxima de 40 mil

A movimentação de passageiros no aeroporto de Sorriso segue...

Mais de 150 ganhadores do Nota MT podem ficar sem prêmios, alerta secretaria

A secretaria de Fazenda (Sefaz) alertou aos sorteados do...

Norte Show 2026 em Sinop será lançada em Brasília

A diretoria da Associação dos Criadores do Norte de...
PUBLICIDADE