Empreendedores de Nova Mutum abriram 1.262 novas empresas, em sete meses, como consta no levantamento do ministério da Economia. Os segmentos de vestuários e acessórios, transporte rodoviário de cargas e serviços, obras de alvenaria, salões de beleza, promoções de vendas, lanchonetes, entre outros representam o maior volume de novos negócios. Destas, 882 são MEIs (microempreendedores).
O secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Ednaldo Nogueira, disse, ao Só Notícias, que apesar das dificuldades enfrentadas pelo país neste momento, os municípios do Estado têm vantagem de “estarmos numa região em que o agronegócio é a grande mola precursora da nossa economia, e assim como aconteceu em momentos passados, tem sustentado a economia do país.”
“Nova Mutum, ela segue crescendo. Essas aberturas dessas empresas demonstram que, apesar do cenário de retração a nível nacional, aqui as pessoas continuam abrindo empresas, o que reflete no processo de industrialização que a gente está passando pelo processo de crescimento, em que as empresas estão se instalando para gerar emprego, gerar renda, gerar divisas para o município, para a região”, explicou o secretário.
Ainda segundo Ednaldo, o município conta com dois setores importantes, que englobam a maioria das gerações de empregos. “O setor de serviços, que engloba uma camada de serviços e a construção civil, que acompanha o crescimento de Nova Mutum. Hoje a construção civil é responsável por quase 14% de toda a geração de empregos do município, então é algo bem pungente, bem forte, que reflete o crescimento da região.”
O secretário ainda ressaltou que o crescimento empresarial do município tem surpreendido positivamente. “A gente espera, pelo menos, manter esse ritmo de crescimento para o segundo semestre, e, ao mesmo tempo, também, a gente tem a expectativa de que alguma coisa aconteça na economia. Ao nível de Brasil, ao nível de mundo, para que a gente consiga atrair novos investimentos para o município, novas indústrias, e isso, consequentemente, desdobre em uma série de investimentos.”
Só Notícias apurou que, entre estes novos estabelecimentos, 1.080 são microempresas, 133 de pequeno porte e outras 49 de demais portes. Foram abertas 162 empresas a mais em relação ao mesmo período no ano passado, apresentando o crescimento do município.
Atualmente, Mutum tem 9.250 mil empresas administradas por empresários individuais, sociedade limitada, eirelli (tipo societário de microempresa no qual é exigido apenas um sócio, o proprietário), sociedades anônimas, cooperativas, públicas, dentre outros. Ainda foi informado que 563 empresas tiveram suas atividades encerradas entre janeiro e julho.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.