O comandante-geral da Polícia Militar no Mato Grosso, coronel Cláudio Fernando Carneiro Tinoco, determinou a exoneração do tenente-coronel responsável pelo 20º Batalhão da PM de Juína (729 quilômetros de Cuiabá), Alexandre José Dall Acqua, que está sendo investigado por suposto abuso sexual a uma estagiária e assédio sexual, no ano passado, no município. A corporação detalhou que a “corregedoria-Geral recebeu denúncias via sistema Fale Cidadão e imediatamente instaurou Inquérito Policial Militar para apurar os fatos”.
Após uma das vítimas ser ouvida no último dia 11, foi definido que o oficial seria afastado de suas funções. O acusado ainda estaria sendo apontado como suspeito em outros dois casos de importunação sexual, envolvendo uma policial durante o curso do Gefron (Grupo Especial de Fronteira) e servidora pública.
Uma equipe da Patrulha Maria da Penha de Cuiabá foi encaminhada a cidade para acompanhar o caso e as oitavas. Em decorrência da lei, foi especificado que o “IPM tramita sob sigilo por se tratar de denúncia de violência sexual contra mulheres, para resguardar as vítimas”. Por fim, o órgão público ainda ressaltou que trabalha para elucidar o caso e que não coaduna com nenhum tipo de crime ou atividade ilícita por parte de seus integrantes.
Outro lado
O advogado de defesa, Geraldo Silva Bahia Filho, informou em nota, que a dispensa das atividades não teria ligações com possível punição administrativa relacionada ao inquérito. Ainda segundo o outro lado, as narrativas apresentadas não estão respaldadas em fatos e representam um ataque à honra do militar.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.