PUBLICIDADE

Polícia Federal faz operação contra desmatamento ilegais em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Polícia Federal deflagrou, esta manhã, a Operação Mykyara, visando identificar e responsabilizar criminalmente os envolvidos em atividades reiteradas de desmatamento no interior da Terra Indígena Menkü, habitada pelo povo Myky. Participam da ação 42 policiais federais, que cumprem 10 mandados de busca e apreensão em residências e nas madeireiras apontadas como responsáveis pela receptação da madeira extraída ilegalmente da Terra Indígena.

A investigação iniciou a partir de denúncia anônima registrada na plataforma “Fala.BR”, relatando a exploração sistemática de madeira na área protegida. Por meio de análises de imagens de satélite, constatou-se que, somente no ano de 2024, a exploração ilegal resultou no corte seletivo de 1.142,88 hectares de floresta nativa.

Além dos danos ambientais, o inquérito apura grave ocorrência de ameaça perpetrada por madeireiros contra mulheres indígenas que se opuseram às atividades ilícitas, colocando em risco sua integridade física e vida.

Os investigados poderão responder pelos crimes de desmatamento de terra de domínio público, receptação de madeira sem origem e associação criminosa. A operação conta com o apoio de servidores do Ibama e da Funai.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Foragido por estupro em Goiás é preso em Mato Grosso

Um homem procurado pela Justiça do Estado de Goiás...

Foragido por furto é preso em fórum de Nova Mutum

A Polícia Militar cumpriu mandado de prisão contra o...
PUBLICIDADE